quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Avaliação

(por Cláudia)

A experiência de um dia sem carro foi, no final das contas, bem agradável. Andar de carro, com ar condicionado, é confortável, sem dúvidas, mas nos priva de sentir a cidade, de interagir com as pessoas, de perceber que fazemos parte de uma comunidade. Penso que o isolamento dos moradores não é saudável e acaba nos levando a ter impressões erradas ou a exagerar algumas impressões corretas.

Quando comentei com algumas pessoas que deixaria o carro em casa nesse dia, muitas me disseram que não dá pra andar de ônibus porque eles são cheios, sujos, quentes e demorados. Agora eu posso dizer que não é bem assim. Com certeza todos esses problemas existem (é bom ficar claro que não estou, de forma alguma, elogiando o sistema de transporte público do Recife, que é realmente ruim), mas dependendo do horário, de onde você mora e para onde você quer ir, andar de ônibus pode ser agradável.

Quando eu estudava na UFPE (há uns 20 anos e depois há uns 10 anos atrás), não tinha carro e sequer sabia dirigir, meu sonho era me livrar do martírio de andar de ônibus todo dia. Acho que hoje muitos estudantes também pensam assim, e com razão. Eu sei o que é viajar espremida no Cidade Universitária, no CDU / Caxangá / Boa Viagem e no antigo Ceasa / Casa Amarela (que não existe mais ou mudou de nome). Mas há casos (vide essa minha experiência) em que andar de ônibus sem sofrimento é possível.

Várias pessoas também me disseram que “não dá pra andar de ônibus por causa da violência”, e eu acho que isso é meio exagerado. Nesse dia, em nenhum momento me senti assustada ou ameaçada. Fico muito mais tensa no carro, a cada sinal fechado. Andei muito de ônibus, de criança até meus 25 anos, mais ou menos, e nunca fui assaltada ou mesmo furtada. Nas duas únicas vezes na minha vida em que vi um revólver apontado para mim eu estava dentro de um carro. Há nos jornais vários relatos de assaltos a ônibus, mas há também muitos outros de assaltos a carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário