segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sem troco

(por Márcio)

Bom, apesar de estar com várias postagens em atraso, preciso pular para um fato ocorrido hoje.

Ontem o preço da passagem de ônibus subiu e o anel A, o mais comum, subiu de R$ 1,85 para R$ 2,00. Coincidentemente, hoje foi a primeira vez no ano* que eu fui pagar sem estar com o dinheiro contadinho.

Não achei que fosse ter problema em pagar a passagem com uma nota de dez reais, mas, para minha surpresa, ao entregar o dinheiro, a cobradora foi logo dizendo que não tinha troco. Por sorte, eu tinha uma nota de dois reais perdida na carteira e pude pagar o ônibus.

Não demora muito, outro passageiro paga com uma nota de dez reais. A cobradora já tinha troco, mas novamente ficou sem nenhuma reserva. Então ela comenta com o motorista que estava com problemas para dar o troco.

Próxima parada, próxima passageiro e... uma nota de dez reais. O pobre coitado teve que ficar na parte da frente, pois a cobradora não tinha troco.

Daqui a pouco o ônibus para, no Largo da Paz, o motorista pede dinheiro à cobradora e sai do ônibus para fazer a troca. Aguardamos uns dois minutos, e lá volta o motorista com o dinheiro trocado.

Depois disso, não vi mais nenhum problema com troco, até a chegada da minha parada, na Rua da Aurora.

Ah, apesar de ter parado para trocar o dinheiro, como o trânsito hoje estava bem tranqüilo, o ônibus chegou a minha parada até um pouco mais cedo do que costuma chegar.

Antes desse aumento, eu só tinha visto problema de troco com uma mulher que foi pagar com uma nota de vinte reais, mas falta de troco para até dez reais? O negócio está ruim.

Não sei se isto ocorre em todas as linhas, mas no ônibus Estrada dos Remédios que eu tenho pego sempre, é muito comum as pessoas pagarem a passagem com dinheiro. Era bom que tivesse um sistema de cartão pré-pago, para quem não é estudante ou beneficiário do vale transporte. Ajudava muito. Em Londres, inclusive, a passagem pré-paga custa a metade do que a passagem paga na hora, justamente para evitar problemas de troco.



*Neste ano eu tenho andado bastante de ônibus. Já foram cinco idas ao trabalho, ida a bar, ida ao RPG, ida às compras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário