segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nome ou número?

(por Cláudia)

Um dia desses eu peguei o ônibus errado. Estava na Av. Conde da Boa Vista esperando o transporte para ir para o trabalho, e tinha duas opções: Mustardinha, que carinhosamente chamo de Mumu, e Totó (Abdias de Carvalho). O Totó passou primeiro, e por isso foi o "escolhido". Ele devia seguir pela Conde da Boa Vista em direção ao centro da cidade, passar pela Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol (...) Rua Velha (...) e, finalmente, chegar à Rua Frei Matias Teves. Mas não foi o que aconteceu.

Depois de atravessar a pela Ponte Duarte Coelho, O ônibus foi para a Av. Guararapes, seguiu pela Av. Dantas Barreto, fez um arrodeio, passou de novo pela Guararapes, retornou à Conde da Boa Vista, passou pela Praça do Derby, Ponte da Capunga, Rua José Osório etc., até chegar à Av. Abdias de Carvalho. Quando percebi que a coisa ia piorar, desci na frente da FIR e peguei um táxi para o trabalho. Resultado: gastei mais tempo e mais dinheiro.

Todo esse transtorno poderia ter sido evitado se eu tivesse prestado mais atenção. Porque mais tarde me dei conta do que houve: eu peguei Totó (Jardim Planalto) e não Totó (Abdias de Carvalho). E acho que o que me confundiu foi uma placa na frente do Totó (Jardim Planalto), que dizia "via Abdias de Carvalho". Bom, fora o bacurau existem três ônibus de nome "Totó". o Terceiro chama-se Totó/Boa Viagem (não sei porque esse tem uma barra no lugar dos parênteses).

Até pensei que para diminuir os riscos de pegar o ônibus errado bastaria ficar de olho no número, mas confundir a linha 331 com a linha 332 é tão fácil quanto confundir Totó (Jardim Planalto) com Totó (Abdias de Carvalho). O jeito é prestar muita atenção.

Ajudaria muito se dentro de cada ônibus houvesse uma placa com o roteiro daquela linha (pelo menos eu teria percebido logo que havia pego o ônibus errado). É uma medida simples e que seria útil também para os passageiros saberem melhor o quanto estão perto de sua parada. Mas decerto o Consórcio Grande Recife e as companhias de ônibus não estão nem um pouco interessadas em melhorar o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário